
Olá, querido! Olá, querida! Tudo bem? Espero que sim! Eu adiei bastante a escrita deste que é o primeiro texto deste projeto que vai tomando forma pouco a pouco, mas que está ocupando boa parte do meu tempo e pensamento. Precisava que este primeiro texto fosse especial e espontâneo, pois provavelmente esta é a “forma final” de tudo o que eu vim produzindo nos últimos dezessete anos da minha vida.
Quem é você, afinal?
Antes de qualquer coisa, deixa eu me apresentar. Meu nome é Welliton Pires, mas todos os amigos mais próximos me chamam de Pinguim. Em maio de 2023 completo 33 anos de idade, e minha relação com a comunicação e o rádio vem desde meados da minha adolescência, quando me juntava com amigos dos bairros próximos para gravar imitações e quadros humorísticos em fitas k7. Entre os anos de 2004 e 2009, produzimos blogs, flogs, podcasts e vídeos para o YouTube.
Pouco tempo depois, o que antes era somente um hobby se transformou na minha primeira profissão plena, designer gráfico, onde tive passagens por campanhas políticas, publicidade de eventos e produções audiovisuais. Foi um período de muita tentativa e erro, e tudo o que eu aprendi nesse meio tempo eu coloco em prática atualmente. Só que, depois de um período, trabalhar somente nos bastidores não se mostrou o suficiente para mim, e eventualmente me debrucei nos estudos novamente para mudar meu status profissional.
Trabalhos mais recentes
O resultado disso foi minha passagem pela Litoral Sul FM de Paranaguá entre 2021 e 2022, onde eu fiquei a par da rotina e da burocracia que envolvem um empreendimento de comunicação como uma rádio FM. O que antes era apenas teoria, eu vi se tornar prática durante meu trabalho como locutor nas tardes e fins de semana da 95,9, e também como produtor de outros programas da casa.
Apesar de estar adorando este momento que eu vivia na rádio, uma coisa sempre me incomodava e fazia eu pensar duas, três, até dez vezes ou mais antes de cair de cabeça em alguma nova iniciativa autoral na rede: estabilidade financeira. Queria poder bancar todos os meus projetos e tocar em frente tudo aquilo que martelava a minha cabeça sem me preocupar tanto com as contas no fim do mês. Conquistar essa estabilidade financeira seria a válvula de escape perfeita para eu desenvolver um produto que me desse satisfação e vontade de criar, aprender e comunicar.
Esta estabilidade veio em meados de julho do ano passado, através de um e-mail. Era do RH da Prefeitura de Matinhos, me chamando para assumir uma vaga como técnico administrativo, por conta de um concurso público que eu havia feito três anos antes, do qual eu sequer me lembrava mais. Em agosto de 2022 assumi o cargo e, desde então, estou trabalhando na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade.
Criando a Sense FM
Com a mudança para Matinhos, tive de me desfazer de algumas coisas em Paranaguá. Lá, eu tinha um estúdio para transmissão de uma web rádio anterior, a W44, que era completamente operacional, mas esbarrava no meu cansaço diário de operar, por conta da rotina de trabalho externa. Ao vir para cá, trouxe boa parte dos equipamentos em que investi (microfones, fones de ouvido, mesa de som, computadores, pedestais, cabeamentos e mobília) e eles estão parados num canto sem muito uso.
Pensando nisso, resolvi encerrar a W44 junto com o estúdio de Paranaguá, e hoje estou desenvolvendo uma nova web rádio, revisitando um dos meus projetos mais célebres (o canal do YouTube “No Sense”) e pensando em uma programação mais parecida com aquilo que consumo e gosto de ouvir: rock e reggae, dois ritmos que ditam minha vida desde que me conheço por gente e que eu acredito que casam perfeitamente com o mood de estar em uma cidade que tem como principais características as suas praias e o turismo de veraneio.
Esta é a Sense FM, uma web rádio que é a soma de boa parte da minha dedicação. O resultado de anos e anos buscando um lugar ao sol neste mundo da comunicação. Onde junto tudo aquilo que me faz bem e compartilho com aqueles que quiserem me acompanhar na jornada. Este será o meu espaço na internet e é por aqui que eu vou expressar minhas opiniões, decisões, ideias e desejos. Um espaço plural, com mente e coração abertos, linguagem leve, despojada e com o bom-humor como mote.
O que esperar?
Por enquanto, tudo aqui ainda é experimental. A princípio, nossa interação será somente através do blog e redes sociais (links nos ícones no topo do site). A programação da web rádio é de 24h ininterruptas de rock e reggae sem intervalos (com uma playlist inicial de quase 20 mil músicas), mas a tendência é de que isso mude ainda em 2023. Estou em busca de um espaço onde possa remontar a mesma estrutura técnica que tinha em Paranaguá, e isso exige muita pesquisa. No futuro “QG da Sense”, poderei interagir ao vivo com os ouvintes diariamente pela web rádio, e não vejo a hora disso acontecer. Quanto aos intervalos, eles aparecerão no momento em que firmarmos os nossos primeiros apoios culturais. Quem quiser embarcar e apoiar o projeto, clica aqui. Agradeço a confiança desde já.
Por enquanto é isso que temos. Espero aparecer em breve por aqui com boas novidades e mais informações relevantes sobre o que estou aprontando. Quem quiser ficar por dentro, pode nos seguir nas redes sociais (@sensefmweb no Facebook, Instagram e Twitter) e acompanhar a web rádio aqui pelo site, pelo nosso aplicativo oficial para Android ou pelo RadiosNet (Android e iOS).
Grande abraço e até qualquer hora! 🐧